Primeiramente muito anunciaram a ser morte, mas são fake news, o Email Marketing está vivo e o tempo média de leitura aumentou cerca de cerca de 21%.

Nova Vida para o Email Marketing tempo médio de leitura aumentou

Impacto do Mobile no Email Marketing

Os telemóveis, as redes sociais, mensagens de texto, video jogos e tantas outras armadilhas da era digital têm sido responsabilizadas por diminuir a nossa capacidade de atenção, memória e concentração a um nível inferior ao de um peixinho dourado (9 segundos). O email pode parecer mais uma carta no baralho mas aparentemente… não é.

De acordo com uma análise realizada pela Litmus Email Analytics, o tempo médio despendido a ler emails aumentou cerca de 21% – passando de 10,4 para 13,14 segundos – entre 2011 e 2018.

Os “utilizadores mobile” despendem mais tempo a ler emails.

Ao contrário da hipótese (errada) de que a quebra na atenção ao email estaria relacionada com a leitura em dispositivos mobile, os dados da análise revelam que o tempo médio que o utilizador mobile despendem a ler um email aumentou cerca de 16% nos últimos seis anos.

Historicamente, uma interacção de longa duração com um email em ambiente mobile não era necessariamente uma coisa boa. Isto porque os emails nem sempre eram apresentados nas melhores condições (renderizavam correctamente) e as marcas nem sempre se esforçavam por enviar emails mobile-friendly.

Contudo, o cliente de email para dispositivos mobile (Apple iPhone, Gmail, Google Android, Outlook, etc) melhoraram significativamente e as marcas têm feito grandes progressos na transição para a utilização emails mobile-friendly, ao ponto de o responsive design ser agora a abordagem dominante. Para além disso o tamanho do ecrã dos dispositivos mobile tem vindo a aumentar, o que torna a leitura mais fácil e agradável. O tempo despendido a ler emails em dispositivos mobile aumentou num período em que a experiência dos subscritores de email melhorou drasticamente.

O aumento do engagement com o email tem sido consistente ao longo do tempo. O tempo de  leitura do email em dispositivos mobile aumentou todos os anos desde 2011 a 2018.

Nova Vida para o Email Marketing tempo médio de leitura aumentou

Qual a razão do aumento do engagement com o email em dispositivos mobile?

  1. Enquanto o número de utilizadores de computadores estagnou, o número de utilizadores de smartphones e tablets e está cada vez maior. Os consumidores sentem-se cada vez mais confortáveis a executar um leque de actividades (que inclui verificar emails e efectuar compras online, por exemplo) nestes dispositivos. Esta tendência é ainda mais evidente na percentagem de consumidores que utiliza apenas dispositivos mobile para aceder à internet. Um hábito em crescimento, sobretudo nos utilizadores com menos de 30 anos.
  2. As pessoas utilizam o telemóvel nas mais diversas situações: quando estão entediadas, nos transportes públicos, numa sala de espera, enquanto vêem TV, ou quando estão na casa de banho. Utilizam-no em situações em que não estão com muita pressa, nem com outras tarefas para fazer, como acontece no trabalho. Isto significa que muitas das interacções com o email em dispositivos mobile são um pouco mais relaxadas, quando comparadas com a experiência num computador.
  3. Embora o conteúdo, da maioria dos emails enviados, esteja mais curto, o conteúdo de outros emails tornou-se ainda mais longo. As empresas de media são alguns dos melhores exemplos desta tendência. Newsletters como a theSkimm, REDEF e Next Draft, podem ser longas e providenciar valor, sem necessitar de “clicar”.

Seja qual for a razão por trás da mudança, o que importa salientar é que o aumento de atenção por parte dos utilizadores de email é uma realidade e bastante marcante. Sobretudo se tivermos em conta o aparecimento das possibilidades de blocking e skipping e a queda do reach orgânico.